Preparando o Futuro - Cursinho Popular

Sala com alunos

Desde 2008 o Preparando o Futuro atua com voluntários na região da Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo. Fazemos parte da Associação PIPA e funcionamos em parceria com a Associação Socio Cultural Madre Tereza de Jesus e Igreja Presbiteriana Independente.

O grupo inicialmente formado por universitários foi se desenvolvendo ao longo dos anos, incorporando novos métodos e em constantes aprendizados. Os alunos e pais/responsáveis são incluídos em todo processo.

Público

Em 2019 expandimos nossa capacidade de atendimento de 60 para 100 alunos distribuídos em 3 salas. Anualmente, devidos as desistências, fazemos fila de espera e atendemos no total cerca de 30 jovens e adultos anualmente, especialmente dos últimos anos do Ensino Fundamental II.

Objetivo

Nosso foco é aprovação no processo Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) que oferecem semestralmente centenas de vagas para cursos gratuitos. A prova de seleção exige conhecimentos de Ensino FUndamental e são revistos/ensinados em aula.

Apresentação de conceitos e contextualização de cidadania e consicência do coletivo fazem parte da proposta do projeto. Um grande desafio para o nosso principal público: adolescentes de escolas públicas cursando o nono ano do Ensino Fundamenteal.

Como muitos ex-alunos fazem parte da atual equipe é uma excelente oportunidade de criar expectativas e esperanças aos alunos atuais da construção de seu futuro, a partir de exemplos práticos da conscientização de como um ensino médio de qualidade é importante.

Metodologia

Alunos em Visita à ETEC

Nosso calendário é formado por 32 encontros aos sábados pela manhã, das 8h às 13h15, 5 aulas em cada encontro de 10 matérias ministradas: Álgebra, Geometra, Interpretação, Gramática, Fìsica, Química, Biologia, Geografia, História e Atualidades.

Cada professor conduz a aula de 1h com foco na construção do saber.

Pela experiência que temos todos saem satisfeitos, professores e alunos têm oportunidade única de trocar experiências e conhecimentos.

Além das aulas, temos 3 encontros de orientação aos pais: na primeira aula, para apresentar nossa equipe, proposta de ensino, regras; No meio do ano para conversar sobre o aproveitamento dos alunos. Após início das inscrições com orientações da reta final, dicas para escolha da escola, do curso, dia da prova, matrícula e primeiros contatos da escola.

Nas atividades extras reforçamos o aprendizado e preparamos para a prova com simulados. Motivamos com visitas monitoradas às ETECs da região e outras saídas culturais.

Em 2018 iniciamos projeto de 20 encontros de orientação vocacional, que leva o aluno a um auto conhecimento e identificação de suas competências, facilitando à difícil escolha do curso.

Alunos durante simulado